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segunda-feira, 4 de maio de 2009 |
Novidades Cineport e sessão de Maio! |
O Cineclube Internacional participou do II Encontro de Cineclubes da Paraíba, uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas, Seção Paraíba - ABD-PB -, através do Tintin Cineclube, em parceria com o IV CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa de 1 a 3 de maio. Portanto, estamos cheios de novidades, inspirados pela importância da difusão da Mídia Livre!
O Encontro de cineclubistas paraibanos aconteceu no Hotel Imperial e rendeu ótimas discussões. No primeiro momento da oficina houve apresentação dos participantes, e foi uma experiência bem interessante conhecer cineclubistas e representantes de pontos culturais de Monteiro, Sousa, Baía da Traição, Campina Grande, Zabelê (não é uma cidade africana como eu pensava, mas fica pertinho de Monteiro), Bayeux, entre outras.
A primeira mesa redonda contou com a participação de Antonio Claudino de Jesus (Presidente do Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros (CNC) e Vice-Presidente do Comitê Executivo da Federação Internacional de Cineclubes (FICC), Liuba de Medeiros (Tintin Cineclube) e Fernando Trevas Falcone (pesquisador) com o tema DIREITOS DO PÚBLICO: POR ONDE ANDAM OS FILMES BRASILEIROS?
Antonio Claudino de Jesus desenrolou a linha histórica acerca do movimento cineclubista brasileiro, pontuando a criação do CNC em 1962 e o abafamento do movimento em 64, devido à repressão da ditadura militar. Entretanto, 1970 já é considerada uma década frutífera para o movimento, pois cerca de 600 cineclubes foram catalogados pela CNC. Em seu discurso, Antonio nos mostra como é clara a influência do contexto político interno na organização ou desorganização dos Cineclubes. Em 1980, o movimento se auto-desorganiza, e uma das consequência dessa desorganização é claramente a extinção das instituições durante o governo Collor, que nos faz refletir sobre o alcance da democracia e a defesa do livre acesso. No período posterior, FHC defende as privatizações de empresas brasileiras, mas também lança leis de incentivo a cultura, dando subsídios a alguns movimentos de ativismo cultural. O Brasil retoma aos poucos seu espaço no cenário internacional, realizando acordos em diversos níveis com países em expansão, seguindo a Política Externa Independente consolidada no governo Jânio Quadros, marcando uma época de forte mobilização cultural pós-ditadura. A Programadora Brasil surge como associação que dá suporte aos pontos de exibição audiovisual, disponibilizando cartilhas, filmes brasileiros, reunindo e repassando informações, mas imbute o problema do custo.
No terceiro dia do evento, uma carta foi elaborada, unindo discussões de três GTs: Cineclubes e articulações em rede (articulado por Virgínia, do Tintin Cineclube) Cineclubes e Tecnologias da Informação (GT que fiz parte, articulado por Zonda Bez) Cineclube, acervo e memória (articulado por Liuba, do Tintin Cineclube)
Apesar de os GTs terem seguido estruturas diferentes, diversos pontos em comum foram ressaltados pelos três. Podemos citar: a necessidade intrínseca aos cines de fortalecimento do movimento e comunicação/intercâmbio entre os cineclubes, a importância de manter o compromisso com o público em relação a projetar filmes de boa qualidade com legendas sincronizadas e bom áudio, em manter a proposta aberta de movimento sem fins lucrativos, entre outras propostas. Sobre o Cineport em si, nós suregimos na Carta que na próxima edição do Cineport em João Pessoa exista um espaço para os cineclubistas exibirem seus curta-metragens, longas ou documentários, fortificando assim um espaço crítico. O Encontro foi formado por um público também heterogêneo no sentido que alguns cineclubistas representavam cineclubes já bem consolidados e sustentados, e outros sofriam com a falta de público e equipamento próprio.
A 2ª mesa redonda, com o tema "Baixa o teu que eu baixo o meu: os cinéfilos na era da internet e das tecnologias portáteis", foi formada pela Drª Tatiana Aires Tavares (vice-coordenadora do Lavid-UFPB) e Ricardo Oliveira, Jornalista. A Drª Tatiana explanou o tema de maneira mais técnica, numa palestra enriquecedora, pois o Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital, UFPB) realiza vários projetos que dão suporte à transmissão digital e buscam intercâmbio do audiovisual. Alguns projetos en andamento foram citados, como o RIPE/REUNA que tem como foco a troca de conteúdos, o RITU que deverá ser aplicado aos pontos de cultura, o SBTUD, o BEACON e o OpenGinga. E viva o SL!
O jornalista Ricardo Oliveira discorreu sobre culturas midiáticas e a quase onipresente questão dos direitos autorais. Ele citou fatos interessantes, como o crescente "costume antigo de rádio" que gerou a redução de 8% da queda de download, a partir de sites como lastfm em que os usuários escutam músicas sem precisar baixá-las. Outra discussão incitada pelo jornalista foi acerca das transmídias, da expansão do mercado de seriados norte-americanos através da internet, da ampliação do audiovisual a partir da câmera digital e do celular, etc.
A 3ª mesa redonda do Encontro teve como tema "QUE TAL UM CINEMINHA? – O RAIO X DA CINEFILIA PARAIBANA." e como convidados Ramon Porto (cinéfilo), Renato Felix (Jornalista) e Luis Antonio Mousinho (professor) como mediador. O jovem estudante Ramon Porto, cinéfilo de Campina Grande, relembrou filmes clássicos e diretores como Jean-Luc Godard, focando na importância dos filmes que se tornarão clássicos, instigando uma discussão sobre o que torna um filme clássico. Ser atemporal? Ser assistido por várias gerações num período de 20 anos? Enfim... cada crítico com suas visões, e as discussões geram muito pano pra manga. Obrigada pessoal do Tintin pelo convite (e Henrique por ter repassado), já estou atualizando o blog e estou com várias idéias para o nosso cineclube! Vamos "simbora", que ainda temos 6 dias de festival!
Ah, quinta-feira tem sessão do nosso Cine, às 15:30 no auditório da UEPB. Filme? "Onde No Mundo Está Osama Bin Laden?" (cartaz no próximo post)
Pra quem não sabe, a UEPB João Pessoa atualmente encontra-se na Av. Monsenhor Walfredo Leal, Tambiá (ao lado do Interactivo)
Filie seu cineclube ao Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros -> CNC Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa - CINEPORT
Alguns Cineclubes de JP: Cineclube JMB Cineclube Machado
Samara Dantas (P5-diurno) lefay.sam@gmail.com
Marcadores: cineclube, cineclubistas, cineport, mídia |
posted by Cineclube Internacional @ 18:27  |
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1 Comments: |
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Valeu pelo lembrança no post!
O blog do cineclube já está adicionado nos blogs camaradas. Até mais!
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"Através do som, da imagem
e das formas moldamos nossa
imaginação, e damos asas
aos pensamentos mais
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tornar-se realidade, a paz
pode ser alcançada. Expanda
seus horizontes." Samara Dantas
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